Como fazer Rosetas de Papel ou leques de Papel



Já postamos um outro Passo a passo AQUI
mas esse é especial, feito com muito carinho pela nossa Parceira, Camila da Personatta, que sempre traz novidades e tudo bem explicadinho.


Semana passada foi o chá de bebê do meu filho. Dessa vez, por vários motivos, eu quis um chá super simples, com pouca gente, sem muitos frufrus e que fosse apenas para os mais chegados mesmo. Pensei bastante na decoração e no fim, por já estar cansada e muito barriguda, optei por algo simples. Queria fugir dos pompons de seda e acabei me decidindo pelas Rosetas de Papel para decorar a parede atrás da mesa principal.
Deixo aqui com vocês um tutorial que fiz mostrando como fazer! É bem simples!


O material necessário:
Papel de Scrapbook ou outro papel quadrado ( São duas folhas por roseta)
Cola branca
Régua para fazer as dobras ou uma base de dobraduras como essa da foto (que é bem prática!)


O primeiro passo será cortar o seu papel até que ele fique quadrado, se ele não for. Eu usei o papel de scrapbook que já é quadrado no tamanho de 30 cm x 30 cm. Uma coisa interessante sobre o papel: ele precisa ter uma gramatura mais alta para ficar encorpado, mas não pode ser muito grosso para não dificultar na hora de dobrar. Os papéis com texturas, como esse da foto, também dificultam na hora de dobrar; então é bom dar uma olhada nisso na hora de escolher o papel!
Com o papel quadrado, vamos fazer dobras de tamanhos iguais em toda a extensão do papel. Eu escolhi a medida de 2,5 cm que é a marcaçao padrão da minha base de dobradura, mas essa medida pode variar de acordo com o seu gosto.  Marque a folha inteira com espaços de 2,5 cm, pode usar uma lapiseira pra demarcar o papel. Eu usei apenas a base de dobradura para demarcar, e como a minha base era menor que o papel, eu fiz em duas partes. Primeiro do lado esquerdo do papel e depois do lado direito.  O legal seria ter uma base de dobradura maior para poder fazer na folha inteira de cima abaixo, mas assim também dá certo!




Agora, com a folha marcada, vamos dobrar cada linha em sentido oposto, como fazemos para formar um leque sabe? O papel vai ficar sanfonado!




Com todo o papel sanfonado, agora vamos dobrar ele ao meio, formando um leque. Essa parte de dobrar o papel ao meio é bem chatinha. Esse papel que escolhi tinha 180 grs, mas era texturizado, fazendo com que parecesse ser mais grosso e consequentemente, dificultasse na hora de dobrar. Minha dica é: alinhe a ponta final de um lado com a ponta do outro e só então vá dobrando em direçao ao centro.



Papel dobrado, agora é hora de colar. Você pode usar o que achar mais fácil: cola branca, fita dupla face, cola quente e etc. Eu testei todas e me adaptei melhor com a cola branca. A cola quente eu achei que não deu um bom acabamento e a fita dupla face eu achei que ficou soltando!
O negócio e passar uma boa camada de cola, com um pincel ou com o dedo (usei um pincel), e em seguida colar uma aba na outra. Sua intenção é formar um leque de papel. Minha dica, novamente, é começar pela ponta exterior e ir colando em direção ao meio. O meio é o mais dificil de colar por causa da grossura do papel!



O leque colado ficará assim. Repare que ficou bem dificil de colar o meio e por isso tem uma pontinha solta lá. Isso é porque o papel era muito grosso, então novamente, dê preferencia para papeis sem textura.



Você vai fazer a mesma coisa com a segunda folha de papel e repetir os passos até aqui. Nesse caso, você ficará com 2 leques de papel!


Agora, com dois leques em mãos, vamos começar a formar a nossa Roseta. Novamente iremos passar cola na aba de uma roseta e colar com a aba de outra. Fazendo tudo igual fizemos para colar o centro do leque.



Por fim, é só unir a nossa Roseta, colando a aba que falta.  O resultado já seria lindo por si só, mas eu sou perfeccionista e quis esconder aquele meio que achei que não tinha ficado legal. Recortei uma tag com o tema do chá, imprimi em papel adesivo e colei no centro da roseta. Achei que deu MUITO charme e ficou lindo!



As opçoes de decoração são infinitas! Eu resolvi fazer um micro painel na parede, mas você pode pendurar as rosetas no teto também, só fazendo um furo e passando um fio de nylon nela. Eu optei por colar as rosetas na parede. Para fazer isso, usei fita dupla face. Coloquei 3 tiras bem no centro da roseta e coloquei na parede. No começo é dificil de achar o jeito certo de colar na parede, mas a gente logo acha um jeitinho e fica fácil! 
Aqui está o micro painel que montei para o chá deo meu bebezinho. 





receba por e-mail!

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

já curtiu?

TOP 5!

Publicidade!

Seguidores!

Visitas

Publicidade!

Publicidade!

Link-me